O SOU MAIS - Programa Nacional de Microcrédito é uma medida que consiste no apoio a projetos de criação de empresas, promovidos não só por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, mas também por microentidades e cooperativas até 10 trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial na área da economia social.

Esta medida visa a facilitação do acesso ao crédito, através da tipologia MICROINVEST, para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante (até 20.000€), e a prestação de apoio técnico à criação e consolidação de projetos.

A validação prévia dos projetos para acesso à medida compete à CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, sendo a gestão do Programa realizada em articulação direta com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional (consultar Acordo de Cooperação).

Posteriormente, é da responsabilidade das instituições financeiras protocoladas analisar a viabilidade económico-financeira e decidir sobre a aprovação do crédito.

Não podem beneficiar do Programa as entidades que já tenham beneficiado anteriormente de apoio no âmbito das tipologias MICROINVEST ou INVEST+.


Consulte os Destinatários e a Ficha Resumo do Programa Nacional de Microcrédito.